Cistos Perineurais(cistos de Tarlov)


O cisto é uma dilatação contendo Liquido Raquidiano ( LCR )   proveniente do espaço entre as meninges e os nervos lombares , devido a uma comunicação anormal cria-se um sistema valvular, que pode ser dentro  canal  ou ao longo das raízes nervosas. Podem ser únicos, múltiplos e algumas vezes bilaterais.
Causas
As causas dos cistos perineurais são  incerta, acredita-se que seja provocado por um processo traumático e / ou inflamatório.
Sinais e Sintomas
A maioria  dos portadores destes cistos não apresentam dores ou outros sintomas, sendo os cistos encontrados por acaso, ou seja achado em outros exames. Eventualmente os pacientes  podem apresentar  dores e alterações de força e sensibilidade que estão relacionadas com o tamanho e localização destes cistos, os quais por efeito mecânico, porvocam compressão dos nervos ( raízes )
Diagnóstico
0 melhor método é pela Ressonância Magnética
Tratamentos
Muitas Vezes não é necessário nem mesmo o acompanhamento destes cistos, quando provocam dores, a maioria ( 90% ) são resolvidos com medicações analgésicas e anti inflamatórias ou bloqueios anestésicos.
Muito raramente é indicado cirurgia de remoção destes cistos, a indicação é reservada a dores que não resolvem com remédios e alterações na função motora dos membros .